Localizado na cidade de São Paulo, o bairro da Vila Pompeia ou Pompeia faz parte do distrito de Perdizes e pertence à subprefeitura da Lapa.
Com a chegada do processo de industrialização em 1900, a elite paulista deu início ao loteamento e à venda de terrenos para fábricas e residências. Assim, Rodolpho Miranfa, um grande empreendedor dono da Companhia Urbana Predial, comprou boa parte das terras entre Perdizes e Água Branca, com o objetivo de formar um novo bairro, e deu a ele o nome de “Villa Pompeia” em homenagem a sua esposa Aretusa Pompeia.
E nosso estagiário e aluno do 5° Semestre de Psicologia Felippe Gomes que contribuiu para a rica pesquisa sobre o bairro onde fica localizado um dos nossos Campus, nos deu uma entrevista para explicar como foi o processo de pesquisa.
“Muito interessante em pensar que tudo isso era uma enorme Fazenda, e assim como toda São Paulo a Pompeia passou por um período de Industrialização enorme!”.
Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia
Em 1920, o casal Cláudio de Sousa e Luiza Leite de Souza, cuja filha Sofia estava muito doente, viajou para a Itália e rezou por sua saúde no santuário de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Pompeia. A filha se recuperou milagrosamente e quando retornaram ao Brasil os pais construíram a capela em agradecimento.
Em 1923, a capela foi entregue aos padres da Ordem dos Ministros dos Enfermos, fundada por São Camilo de Lellis.
“É muito interessante descobrir essa parte pois a gente acaba esquecendo as vezes que estudamos em uma instituição religiosa, e percebermos que São Camilo preza tanto pela saúde dos enfermos como nós prezamos” diz Felippe.
Allianz Parque
O famoso estádio de futebol do bairro Pompeia nem sempre foi chamado de Allianz Parque como conhecemos hoje, em meados de 1900 com a era da industrialização e empresas de peso e empresários vindo para o Brasil, o empresário Francisco Matarazzo inaugurou a empresa de bebidas Companhia Antarctica Paulista, que construiu o Parque Antarctica, que possuía 300mil m² e contava com lago, choperia e um dos primeiros campos de futebol de São Paulo, que logo foi vendido pelo Palestra Itália (Palmeiras).
“O Allianz Parque é um dos lugares mais famosos aqui da Pompeia, que traz diversão com futebol e shows maravilhosos que eu e muitos dos meus colegas já frequentamos”.
O que havia antes do Centro Universitário São Camilo?
Em 1912, a empresa White Martins criava a primeira fábrica de oxigênio do Brasil, em 1922 foi construída a unidade da Água Branca e em 1998 a empresa encerrou as atividades e no ano seguinte se instaurou o Centro Universitário São Camilo!
“Fizemos uma entrevista com o Pro-Reitor Acadêmico, Dr. Carlos Ferrara que foi super legal, porque queríamos saber o que era o prédio da São Camilo antes, e conseguimos ver em alguns blogs alguns comentários de moradores antigos falando que era uma antiga fábrica de oxigênio, uma das primeiras do Brasil, e o próprio Carlos trabalhou nessa fábrica quando ainda tinha se formado em Odontologia, e o mais interessante é que ele voltou como Pro-Reitor depois de anos no mesmo endereço!”
Sesc Pompeia
Inaugurado em 1982, o Sesc Pompeia partiu do princípio de ser um lugar totalmente popular. Sua arquiteta, Lina Bo Bardi, apelidou a unidade de “Cidadela da Liberdade” e integrou a estrutura da antiga fábrica de tambores Mauser & Cia LTDA, fundada em 1938, ao projeto final do Sesc. A unidade conta com inúmeras oficinas, shows musicais, teatro, atividades esportivas e passeios guiados para todos os tipos de idade e público. Rua Clélia, 93.
Texto retirado do artigo feito pelo aluno Felippe.
Gastronomia rica em variedades!
VASSOURA QUEBRADA
Restaurante temático da saga Harry Potter, com música ambiente e cabine com acessórios para fotos. Rua Desembargador do Vale, 836
FATIADO DISCOS
Loja com venda de vinis (cerca mil discos de gêneros variados), petiscos e cerveja. Nas noites de terça, o espaço recebe jantares feitos por refugiados sírios e palestinos. Av. Prof. Alfonso Bovero, 382
LAR VEGAN
Restaurante vegano que também conta com espaço kids, loja de produtos naturais, salão de dança e yoga. Rua Clélia, 278
POMPEU POMPEIA
Próximo ao Sesc Pompeia e com mesas ao ar livre, o bar oferece porções bem servidas e drinks variados. Ótimo para curtir com a família ou amigos. Rua Clélia, 233
LATTE’ LIÊ
Para pessoas apaixonadas por café e Latte Art! Há tomadas e wi-fi, servindo também como local de estudo. Rua Cotoxó, 569
“Achei necessário adicionar esse conteúdo mais cultural, pois o aluno aluno da São Camilo quase não aproveita o que tem ao redor da Faculdade, e percebemos que precisamos trazer o aluno camiliano mais para perto para usufruir tanto dos espaços dentro do campus, quanto essa vida pós faculdade, para trazer mais vida ao bairro em que estudamos.”
A São Camilo oferece estágios dentro da própria instituição!
Venha fazer parte disso e viva a experiência camiliana da melhor forma.
Leia o artigo completo feito pelo aluno/estagiário Felippe Gomes e professoras da São Camilo!
Deixe um comentário