Aprimorar a humanização e a profissionalização dos futuros profissionais da Medicina é um dos objetivos do XII Congresso Médico Universitário São Camilo, que acontece nos dias 13 e 14 de abril. O evento, que é organizado pelos alunos do curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo, reúne profissionais de renome da Medicina nacional e internacional, que vão participar como palestrantes, e também de seminários e mesas-redondas.

Segundo a presidente do Congresso, Milena Franco de Pontes, esta é a primeira vez que o Congresso Médico Universitário São Camilo conta com a presença de médicos do mundo todo.

“O evento será realizado fora da faculdade e receberá pessoas de várias áreas da Saúde para assistir às palestras e participar das aulas práticas que ocorrerão nos workshops, além das produções e apresentações científicas que fazem parte do Congresso”

Milena Franco de Pontes – presidente do coMUSC


Este ano, o Congresso Médico Universitário São Camilo tem um diferencial: o lançamento de uma plataforma da farmacêutica Pfizer, voltada para estudantes de Medicina, com acesso a milhares de conteúdos científicos.

Programação do COMUSC

Na programação estão temas das mais diversas áreas da Saúde, como Emergências Ortopédicas em Competições, Manejo da Dor em Cuidados Paliativos e Exercícios Físicos em Doenças Reumatológicas.
A indústria farmacêutica Pfizer trará dois especialistas para tratar sobre Vacinologia e a importância da imunização na atualidade e, ainda dentro da temática da imunização, outra palestra terá como foco a vacina contra a Dengue.


A Humanização na Saúde também terá seu enfoque na palestra sobre como desenvolver competências de humanização nos estudantes das profissões da Saúde e, além desta, outra abordará como é a experiência da medicina humanizada e humanitária no atendimento em regiões remotas.
Nas áreas da Psiquiatria e da Psicologia, os temas abordados serão Transexualidade: o impacto da violência psicológica na vida de pessoas transgêneros, além dos temas sobre Transtorno Dissociativo de Identidade e Transtornos Neuropsiquiátricos na Geriatria.


Na Ginecologia, um tema inovador é a reconstrução do uso da pele de tilápia na reconstrução do canal vaginal e, na área de estética, vai acontecer uma mesa-redonda sobre os limites e exageros nos procedimentos estéticos.


O Congresso Médico Universitário São Camilo também abrirá espaço em sua grade para o 1o. Congresso Universitário Internacional

Serviço: Congresso Médico Universitário São Camilo São Camilo
1o. Congresso Universitário Internacional
Datas: 13 e 14 de abril
Local: R. Mergenthaler, 1138 – Vila Leopoldina,
Inscrições: https://www.even3.com.br/