Projeto que atende mulheres em situação de vulnerabilidade social ganha prêmio nacional
Iniciativa envolveu professores e alunos do Centro Universitário São Camilo.
Os altos índices de violência contra mulheres na região do Ipiranga e Pompeia, onde ficam localizados os campi do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, inspirou jovens a se envolver com causas sociais e compreender o papel da comunidade acadêmica para o resgate da cidadania de mulheres vulneráveis da região.
Para minimizar a situação dessas mulheres, alunos e professores da Escola de Direitos Humanos do São Camilo, do Centro Universitário São Camilo, colocaram em prática quatro subprojetos para atuar contra a violência de gênero, pela dignidade menstrual e pelo bem-estar e empoderamento feminino.
Com essa ação, a Instituição ganhou o Prêmio Nacional de Gestão Educacional, na categoria Responsabilidade Social considerado o maior reconhecimento do setor e promovido pela Federação Nacional das Escolas Particulares, Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, Associação Nacional dos Centros Universitários, Associação Nacional de Educação Católica do Brasil e pela HUMUS.
Resultados:
O projeto “Promotoras Legais Populares” capacitou 68 pessoas entre 2022 e 2025 para atuar na defesa dos direitos femininos e no combate à violência de gênero. Já o projeto “Amor em Mechas” arrecadou mechas de cabelo, lenços e bijuterias para confecção de perucas artesanais, beneficiando mulheres com câncer ou alopecia. Também foram realizadas ações educativas sobre autoestima e cuidados durante o tratamento oncológico. Uma outra iniciativa, chamada “Dignidade Menstrual”, arrecadou e distribuiu 3.686 itens de higiene entre 2022 e 2024, além de promover palestras sobre saúde feminina para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Por fim, o projeto “ECDH com Elas” parceria com o Instituto Ela – educadoras do Brasil capacitou mulheres da comunidade de Paraisópolis, em 2024, com aulas telepresenciais interativas sobre violência de gênero e dignidade menstrual, transformando-as em multiplicadoras de conhecimento.
Esses projetos demonstram o impacto positivo que ações de responsabilidade social podem ter na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária. A coordenadora de Extensão do Centro Universitário São Camilo Márcia Gimenez afirma que o fato da instituição ter ganho este prêmio em primeiro lugar é uma alegria e resultado de um trabalho de equipe.
“A extensão nos motiva e motiva o aluno a ter um olhar pelo coletivo. Com isso, buscamos sempre que o nosso trabalho traga o nosso objetivo que é um mundo equânime, que não tenha diferenças de gênero nem violência”, afirmou.
Veja mais:
Clínica-escola PROMOVE: 21 anos de excelência em saúde, pesquisa, extensão e educação
Conheça o novo site do Centro Universitário São Camilo: moderno, intuitivo e responsivo!
Centro Universitário São Camilo Conquista o Selo “IES Amiga da Iniciação Científica” do SEMESP
Deixe um comentário