O Centro Universitário São Camilo celebra uma conquista marcante no Prêmio CRN-3 Jovem 2025. Depois de classificar dois trabalhos entre os três finalistas, o Curso de Nutrição alcançou o 1º lugar e, além disso, recebeu menção honrosa. Assim, mais do que um reconhecimento, o resultado reforça a qualidade da formação, a força da extensão universitária e o compromisso com o impacto social.
O prêmio é um reconhecimento do Conselho Regional de Nutricionistas (3ª Região) a projetos de estudantes/recém-formados, estimulando produção técnico-científica e extensão.

“Estou muito feliz com o reconhecimento do conselho sobre os trabalhos das nossas alunas. Independentemente do resultado final, já estava comemorando!”, afirma Profa. Dra. Ana Paula de Queiroz Mello, docente responsável pela disciplina Estratégias em Educação Alimentar.

Prêmios conquistados

A premiação ocorreu durante o I Congresso CRN-3, em 10–11/09/2025, com divulgação dos vencedores em 11/09/2025.

1º lugar
Título: Programa de Orientação Alimentar destinado a crianças e adolescentes praticantes de balé em situação de vulnerabilidade social
Autoras: Emanuelle Nunes Lira Chaves; Giovana Cazassola Ferreira; Letícia Ribeiro Galdino; Michelle Fonseca da Silva
Local/Instituição parceira: Associação Morumbi de Integração Social — AMIS (São Paulo/SP)
Como foi o programa:

  • Público atendido: 106 meninas de 5 a 14 anos (projeto Vida em Movimento).
  • Encontros: 4 presenciais, com atividades lúdicas e educativas: “Montagem da Refeição da Bailarina”, “Degustação às Cegas”, “Descobrindo o Açúcar” e “Jogo da Memória”.
  • Resultados observados: aumento do consumo de frutas, feijão e verduras/legumes; redução de doces, bebidas açucaradas e ultraprocessados (como embutidos). Mais de 80% relataram compartilhar em casa o que aprenderam, ampliando o efeito para as famílias.

Menção honrosa
Título: Programa EnvelheSER Saudável: Educação Alimentar na Maturidade
Autoras: Adriana Tigre; Bárbara Berta de Almeida; Bruna Jéssica da Silva Pereira; Giovana Martorano Vecchio; Nicole Pinho dos Santos; Sophia Domingos Pires Pierina
Local/Instituição parceira: Convita (São Paulo/SP)
Como foi o programa:

  • Público atendido: pessoas idosas em centro de convivência.
  • Encontros: 4 presenciais, com dinâmicas “Fuxico ou Verdade” e “Bingo do Saber”.
  • Resultados observados: reflexões críticas sobre alimentação, redução do consumo de alimentos ricos em sódio, além de autonomia e fortalecimento de vínculos sociais. Evidenciou-se a potência da Educação Alimentar e Nutricional para saúde, qualidade de vida e envelhecimento ativo.

Por que essa vitória importa

Em primeiro lugar, evidencia a integração entre teoria e prática desde os semestres iniciais. Em seguida, valoriza competências essenciais — planejamento, implementação e avaliação — vivenciadas em contextos reais. Finalmente, amplia o diálogo universidade–sociedade, gerando benefícios imediatos para crianças, adolescentes e pessoas idosas.

Sobre a disciplina e a orientação

Os dois trabalhos vencedores nasceram da atividade curricular extensionista da disciplina Estratégias em Educação Alimentar (Curso de Nutrição), sob orientação da Profa. Dra. Ana Paula de Queiroz Mello. Portanto, a conquista sintetiza protagonismo discente, rigor metodológico e propósito social que o Centro Universitário São Camilo promove em seus discentes e docentes.