Carboidratos são combustíveis essenciais para o corpo, presentes em cereais, frutas, legumes, tubérculos e leguminosas. Entretanto, nem todos oferecem os mesmos benefícios e, conforme novos estudos indicam, essa diferença pode impactar diretamente a forma como envelhecemos.

Carboidratos de qualidade fazem diferença

A dieta low carb segue popular como estratégia de emagrecimento. No entanto, um estudo recente das universidades Tufts e Harvard trouxe uma perspectiva importante: a qualidade dos carboidratos consumidos influencia significativamente o envelhecimento saudável.

Os pesquisadores acompanharam mais de 47 mil mulheres por três décadas e concluíram que cada aumento de 10% na ingestão de carboidratos de qualidade elevou em 31% as chances de chegar aos 70 anos ou mais sem doenças crônicas.
Por outro lado, o consumo frequente de carboidratos refinados reduziu essa probabilidade em 13%.

O que significa envelhecer com saúde

O estudo, publicado no JAMA Network Open, definiu envelhecimento saudável como viver sem doenças crônicas importantes como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares mantendo boa saúde mental e funcional.
Além disso, os resultados reforçam que tanto a quantidade quanto a qualidade dos carboidratos são essenciais para quem busca bem-estar a longo prazo.

Recomendações de especialistas

Para a nutricionista Lara Natacci, da DietNet, o ideal é que cerca de 50% das calorias diárias venham de carboidratos, preferencialmente de origem vegetal.
Já a professora Tatiana Collese, do Centro Universitário São Camilo, destaca que escolher carboidratos de qualidade ajuda a manter os níveis de energia e favorece a saúde geral.

Frutas, verduras, legumes, cereais integrais e leguminosas continuam sendo as melhores opções recomendação alinhada a diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mais do que carboidratos: uma rotina equilibrada

Apesar disso, os pesquisadores lembram que o estudo tem limitações, como seu caráter observacional e o foco em mulheres norte-americanas. Mesmo assim, os resultados reforçam achados anteriores sobre os benefícios de uma dieta rica em vegetais e alimentos integrais.

Além da alimentação, incluir proteínas magras, gorduras saudáveis, manter boa qualidade de sono e praticar exercícios físicos são passos essenciais para promover um envelhecimento ativo e saudável.
Por fim, essas mudanças podem ser adotadas em qualquer fase da vida e sempre trazem benefícios.

Fonte: Escrito por Jennifer de Carvalho Proteste – Revista Jornalismo Portal Tela

Veja também:

Arroz com feijão: uma dupla poderosa para a saúde e tradição brasileira

Dia Internacional da Alimentação: 5 Benefícios de uma Alimentação Rica em Nutrientes

Dietas milagrosas: é possível emagrecer 10 kg em um mês?