Nos últimos anos houve um aumento de cursos que começaram a ser oferecidos na modalidade a distância (EaD). Essa é uma opção para quem não tem nem disponibilidade de tempo ou busca uma praticidade para conseguir, por exemplo, um segundo novo diploma.

Eu sempre tive curiosidade em saber como funciona um curso neste formato, então fui conversar com a professora Luciane Pedro, que também é Coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo.

O conteúdo é acessado pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde ficam as aulas, materiais de apoio e atividades, como fóruns de discussão. “O curso é principalmente realizado de forma assíncrona, assim os alunos podem assistir as aulas quando e de onde quiserem”, explica a professora Luciane. Eu não sabia, mas o termo assíncrono significa que a aula fica disponível para quem não pode acompanhar na hora da transmissão, garantindo assim a flexibilidade tão buscada pelo aluno do EaD. É importante ressaltar que o aluno do EaD deve ser muito organizado e comprometivo.

Mas nem tudo é virtual. A coordenadora me contou que são oferecidas várias atividades presenciais, mas que não são obrigatórias. Estes momentos servem também que o aluno possa tirar dúvidas com tutores. Estes encontros acontecem nos Polos de apoio presencial, onde também são aplicadas as provas.

E o Diploma? A certificação é exatamente a mesma de um curso presencial. Não há descriminação se o curso é presencial ou a distância.

Quanto a qualidade e programa, no caso da São Camilo, a grade do curso é exatamente a mesma nas duas forma de oferta – clique aqui para conferir!