A docente de trilhas do Centro Universitário São Camilo, Eliana Bonilha, teve um trabalho publicado na Revista Brasileira de Epidemiologia, um periódico científico renomado na área da saúde.

A pesquisa teve como objetivo identificar os fatores associados à definição do método da idade gestacional (IG) registrado na declaração de nascido vivo (DNV). E depois, comparando os resultados obtidos segundo método no município de São Paulo, entre 2012 e 2019.

Sobre o estudo

O estudo desenvolvido pela docente de trilhas, utilizou o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos e realizou análise descritiva e comparativa segundo o método IG .

Nesse sentido, os resultados apontaram que a estimativa da IG pela data da última menstruação (DUM) foi inferior à obtida por outros métodos, entre 2012 e 2019. O registro da DUM na DNV aumentou com a idade da mãe, foi maior entre as brancas, mais escolarizadas e com companheiro, nas cesarianas e nos partos realizados com financiamento privado. Na regressão logística, o financiamento público apresentou chance 2,33 vezes maior que o privado para uso de OM. Do mesmo modo, a proporção de prematuros (<37 semanas) com IG pela DUM foi 26,5% maior do que a obtida por outros métodos. A mediana de peso ao nascer foi maior entre prematuros com IG estimada pela DUM.

Assim, a conclusão da pesquisa indicou que a prematuridade foi mais elevada com a IG estimada pela DUM no município de São Paulo. A fonte de financiamento foi a variável mais explicativa para definição do método estimador da IG na DNV. Os resultados apontam a necessidade de cautela ao comparar a IG obtida por métodos diferentes.

Consulte o trabalho completo em: https://www.scielo.br/j/rbepid/a/tfZyt7yBnzhhq63xpBCDhrs/?lang=pt.

A pesquisa no Centro Universitário São Camilo

Essa pesquisa é de grande relevância para a saúde pública, pois a estimativa correta da idade gestacional é fundamental para a prevenção complicações na gestação e no parto, além de auxiliar na prevenção de mortes neonatais.

Em suma, Eliana Bonilha e demais pesquisadores forneceram dados importantes para aprimorar os métodos de estimativa da idade gestacional e a melhoria da saúde materna e neonatal no Brasil.

O Centro Universitário São Camilo é uma instituição que se preocupa com a formação de seus alunos e com o fomento à pesquisa. Além disso, a instituição investe em programas de incentivo à pesquisa e à extensão, proporcionando oportunidades para desenvolver projetos. Por fim, tudo contribui para a formação de profissionais mais capacitados e a produção de conhecimento.