Antes de tudo, além da sua relevância nacional como garantia de acesso público à Saúde, no Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) obteve reconhecido internacionalmente mais uma vez.

Em maio, o Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia da Suécia foi entregue à brasileira Jussara Otaviano, enfermeira e professora do Centro Universitário São Camilo – SP. No mês passado, em Estocolmo, o evento reuniu os vencedores, já a premiação ocorreu no fim do ano de 2022.

Terapia Comunitária Integrativa (TCI)

A enfermeira foi contemplada por seu trabalho com a Terapia Comunitária Integrativa (TCI), técnica inserida no SUS para alívio do sofrimento emocional e mental de pacientes idosos. O Instituto Afinando Vidas – do qual Jussara Otaviano faz parte, realiza em São Paulo a proposta.

Nesse sentido, A TCI consiste, essencialmente, na realização de rodas de conversa entre os pacientes e terapeutas comunitários, fazendo uma abordagem diferente das terapias comuns. A partir deste conceito, as pessoas se juntam para falar sobre problemas comuns e, assim, conseguem encontrar caminhos para solucionar suas próprias dores. O Instituto Afinando Vidas vem formando terapeutas comunitários para atuar nessa proposta desde 2009.

“Estou me sentindo muito honrada de receber esse prêmio e estar entre essas mulheres da Enfermagem de todo o mundo. Afinal, saio de Estocolmo com meu certificado de premiação e muita gratidão”, declarou a professora em suas redes sociais após o evento. 

Em seu discurso aos profissionais de Enfermagem que participaram da premiação, a Rainha Silvia da Suécia destacou que, principalmente devido à pandemia da Covid-19, todos têm motivos de sobra para serem gratos a enfermeiras e enfermeiros e para apoiá-los em suas carreiras. “Durante essa pandemia vocês doaram bravamente sua energia, seu conhecimento e suas habilidades. Este prêmio é um sinal para vocês, enfermeiros, e para as comunidades em que vocês atuam, de que suas ideias e suas vozes importam”, declarou.

Saiba mais sobre os nossos cursos: