No mundo do futebol, o desempenho excepcional dos jogadores é fundamental para a conquista de vitórias. O Prof. Dr. Raphael Einsfield, médico do esporte e coordenador de medicina do Centro Universitário São Camilo, foi destaque em uma matéria recente do Portal UOL Esporte que trata dos benefícios do sono em atletas.
A atenção meticulosa da comissão técnica do Palmeiras aos “aspectos minuciosos” da preparação técnica de seus jogadores se tornou um fenômeno viral na semana passada. Especificamente, uma declaração de Abel Ferreira durante uma entrevista ao Canal 11, de Portugal, no início deste ano, capturou significativamente o interesse do público.
“(Controle) horas de sono, o nível de recuperação do jogador, a dor muscular ou bem-estar. […] Tá aqui nosso jogador Jailson, qualidade de sono tá em cinco, (nível) amarelo. Preciso perguntar para ele por que não dormiu ? porque se vamos fazer um treino de alta intensidade, e este jogador não dormiu, há um risco grande de lesão”, afirmou Abel.
Na máteria, o Prof. Einsfield compartilha insights valiosos sobre a importância do monitoramento do sono pela comissão técnica do Palmeiras. Como especialista em medicina e performance esportiva, ele destaca a necessidade de compreender e otimizar o sono como um fator determinante para o desempenho dos atletas.
“Com o passar do tempo, fomos adicionando outras variáveis que podiam impactar no bom desempenho de um atleta, como a alimentação e a suplementação. Mais recentemente, os estudos têm mostrado que o sono é uma terceira dimensão importante nessa tríade de alta performance do atleta”, explicou o docente.
O médico ainda ainda complementou: “O jogador precisa pensar rápido, tomar decisões, porque do contrário perde a bola ou não faz um gol, por exemplo. Então, uma noite mal dormida relaciona com um problema físico, porque você não vai conseguir desempenhar tudo, já que o corpo ‘entra’ mais cansado. Você fadiga mais fácil, não consegue atingir seu pico (de rendimento) e implica em um problema de raciocínio. O conjunto disso leva ao aumento de lesões e redução de performance”.
Saiba mais sobre os nossos cursos:
12/06/2023 at 20:05
O Prof. Raphael é muito competente e o Palmeiras é MARAVILHOSO