O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é um transtorno mental que pode afetar pessoas que vivenciaram um evento traumático, como uma guerra ou um ataque violento. Os sintomas do TEPT podem incluir flashbacks, pesadelos, ansiedade e isolamento social.

As vítimas da violência diária do cotidiano, como assaltos, sequestros e violência doméstica, podem sentir o mesmo de quem está em zonas de guerra. Ambas podem sofrer Transtorno de Estresse Pós-traumático. Segundo o professor de Psiquiatria do Centro Universitário São Camilo, Alfredo Simonetti, ao passar diante de uma guerra ou violência urbana, a pessoa fica atordoada, devido à ameaça à vida, podendo desenvolver ansiedade ou, em casos mais graves, o Estresse Pós-traumático. Ele explicou as diferenças entre as duas situações e como é feito o tratamento psicológico para atravessar esses momentos dolorosos.

“Algumas pessoas choram, sofrem e se desesperam na hora da crise, mas depois têm a sensação de que a vida segue para elas, enquanto outras ficam tão abaladas, que simplesmente desabam, são tomadas pela angústia e têm a sensação de que a vida trava.

Sobre essas, dizemos que estão em estresse pós-traumático. Há uma distinção entre sofrimento e trauma. No momento do incidente, acontece o estresse agudo, mas se os sintomas permanecem, fica caracterizado como Transtorno de Estresse Pós-traumático TEPT)”, explicou.

Quem pode desenvolver TEPT?

O TEPT pode afetar qualquer pessoa, independentemente de idade, sexo ou raça. No entanto, as pessoas que são mais propensas a desenvolver TEPT são aquelas que vivenciaram eventos traumáticos intensos, como:

  • Guerra
  • Violência urbana
  • Abuso sexual ou físico
  • Acidentes graves
  • Desastres naturais

Quais são os sintomas do TEPT?

Os sintomas do TEPT podem ser divididos em quatro categorias:

  • Intrusões: A pessoa pode ter flashbacks, pesadelos ou pensamentos intrusivos sobre o evento traumático.
  • Evitar: A pessoa pode evitar lugares, pessoas ou atividades que lembrem o evento traumático.
  • Alterações negativas do humor e do pensamento: A pessoa pode sentir-se triste, ansiosa ou irritada. Ela também pode ter dificuldade de se concentrar ou tomar decisões.
  • Alterações da excitação e da reatividade: A pessoa pode ficar hipervigilante ou ter dificuldade para dormir. Ela também pode ter problemas de controle da raiva ou impulsividade.

Como é o tratamento para o TEPT?

O tratamento para o TEPT geralmente envolve terapia e medicamentos. A terapia pode ajudar a pessoa a lidar com os sintomas do TEPT e a reconstruir sua vida. Os medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade e depressão.

Como a psicologia pode ajudar?

Os psicólogos são especialistas no tratamento de transtornos mentais. Com isso, eles podem ajudar as pessoas com TEPT a desenvolver estratégias de enfrentamento e a superar os sintomas do transtorno.

O TEPT é um transtorno mental sério que pode ter um impacto significativo na vida de uma pessoa. No entanto, o tratamento pode ser eficaz para ajudar as pessoas com TEPT a levar uma vida plena e produtiva.

Faça a diferença e seja São Camilo!

O Centro Universitário São Camilo oferece um curso de psicologia de alta qualidade que prepara os alunos para uma carreira de sucesso na área da saúde mental. O curso oferece uma sólida formação teórica e prática que capacita os alunos a diagnosticar e tratar transtornos mentais, incluindo o TEPT.

Veja também:

O que estuda no curso de psicologia?

Descobrindo a Importância do Estudo de Anatomia com Peças Naturais 

Conheça quatro motivos para turbinar a sua carreira com a capacitação ESG 

Saiba mais sobre nossos cursos:

Compartilhe em