No post de hoje vou falar um pouco sobre o que se estuda no curso de Psicologia. Não sei se vocês já sabiam, mas o significado da palavra já define bem a profissão: estudo da alma (“psyché” – alma / “logia” – estudo).

“O curso de Psicologia vai ensinar algumas visões de homem, de mundo. Os alunos passam a conhecer um pouco mais profundamente as pessoas e as escolhas que elas fazem, as dificuldades e angústias”, conta a professora Gláucia Benute, Coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário São Camilo.

A atuação profissional está muito identificada com o trabalho realizado em consultórios e clínicas, até por conta da alta demanda. Mas, o psicólogo está presente também em empresas (especialmente no setor de Recursos Humanos), escolas (junto a alunos, familiares, professores e funcionários do sistema escolar) e na área de assistência social (na assessoria às organizações, movimentos, políticas e práticas sociais). Outros campos são a psicologia hospitalar (nas equipes multidisciplinares da saúde), a neuropsicologia (na interface com a neuropsiquiatria), a psicologia jurídica e a psicologia do esporte.

E quem busca o curso de Psicologia? Tem que ser uma pessoa que gosta de estar com outras pessoas e que tem o desejo de se relacionar com o outro. Por isso, é muito comum que o aluno de Psicologia também tenha interesse em outros cursos da área da saúde, que possuem essa característica de preocupação no cuidado humano.

O curso tem duração de 10 semestres, com estágios a partir do 4ª semestre, e é oferecido somente na modalidade presencial.

Confesso que eu me identifiquei bastante com esta profissão (será ela a minha escolha?). Semana que vem eu volto com mais informações de outro curso.