No vasto cenário da ciência, as mulheres têm desempenhado papéis fundamentais ao longo da história. No entanto, ainda hoje, enfrentam desafios significativos no reconhecimento e na igualdade de oportunidades. Em 11 de fevereiro, celebramos o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Assim, é crucial destacar suas contribuições e promover a diversidade neste importante campo.
O significado do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
Desde sua instituição pela UNESCO em 2015, o Dia Internacional das Mulheres na Ciência tem sido uma ocasião para reconhecer as conquistas das mulheres cientistas em todo o mundo. Este dia não apenas celebra suas realizações, mas também destaca a importância da igualdade de gênero e da diversidade no avanço da ciência.
Celebrando as conquistas das mulheres na Ciência
Em todo o mundo, mulheres cientistas têm feito contribuições notáveis em uma variedade de campos, desde a biologia até a física, da medicina à engenharia.
Um caso inspirador exemplifica-se através da renomada física e química franco-polonesa, Marie Curie. Primeiramente, ela conquistou o feito notável de ser a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel e, singularmente, a única pessoa a alcançar tal reconhecimento em duas áreas científicas distintas. Além disso, seu trabalho inovador com a radioatividade não apenas abriu novos horizontes na medicina e na física, mas também deixou um legado duradouro que continua a influenciar a ciência nos dias de hoje.
Desafios e oportunidades para mulheres na Ciência
Embora as mulheres tenham feito grandes avanços na ciência, ainda enfrentam obstáculos significativos em termos de reconhecimento e oportunidades profissionais.
As disparidades de gênero persistem em muitos campos científicos, com mulheres sub-representadas em cargos de liderança. Além disso, ela enfrentam desafios adicionais, como equilibrar carreira e família. Portanto é fundamental abordar essas questões para criar um ambiente mais inclusivo e equitativo para as futuras gerações de cientistas.
Inspirando futuras gerações de pesquisadoras
Uma maneira de promover a igualdade de gênero na ciência é destacar modelos femininos e oferecer apoio e recursos para jovens cientistas.
Programas de mentoria, bolsas de estudo e iniciativas para promover a participação das mulheres na ciência desempenham um papel crucial nesse processo. Então, ao destacar histórias de sucesso e fornecer oportunidades tangíveis, também podemos inspirar e capacitar mais mulheres a seguir carreiras científicas e contribuir para o avanço do conhecimento.
Conheça algumas pesquisadoras do Centro Universitário São Camilo e seus projetos científicos
Profa. Fernanda Patti Nakamoto
O projeto da Profa. Fernanda, está em desenvolvimento no Laboratório de Pesquisa do Exercício e Qualidade de Vida, na Clínica-escola PROMOVE do CUSC, e visa investigar diversos parâmetros em mulheres praticantes de crossfit em São Paulo.
Segundo a docente, o objetivo é caracterizar essa população e detectar possíveis casos de baixa disponibilidade energética, que ocorre quando a ingestão calórica, especialmente de carboidratos, não atende às necessidades diárias de energia. A baixa disponibilidade energética pode levar a modificações no organismo e, a longo prazo, aumentar o risco de desenvolver a Tríade da Mulher Atleta ou até a Deficiência Energética Relativa no Esporte, uma síndrome mais grave que afeta diversos processos fisiológicos, além do desempenho físico. A Profa. Fernanda destaca a importância de entender e prevenir esses problemas para garantir a saúde e o bem-estar das mulheres que praticam crossfit.
Me sinto privilegiada por poder trabalhar na pesquisa, especialmente dentro de uma instituição privada no Brasil. O Centro Universitário São Camilo transpôs várias barreiras ao implantar laboratórios de pesquisa de qualidade Dentre eles, o Laboratório de Pesquisa do Exercício e Qualidade de Vida é o mais recente e já traz resultados expressivos.
Profa. Fernanda Patti Nakamoto
Profa. Fernanda possui formação em Biomedicina, especialização, mestrado e doutorado em Fisiologia do Exercício. Áreas de estudo: Bioquímica e Fisiologia. Docente (professora assistente B) na disciplina de Bioquímica dos cursos de Medicina e Nutrição do Centro Universitário São Camilo. Tutora de aprendizagem baseada em problemas no curso de Medicina do CUSC. Especialista em Educação em Saúde pelo Centro Universitário São Camilo. Fisiologista do exercício no Laboratório de Pesquisa do Exercício e Qualidade de Vida do CUSC.
Profa. Dra. Priscila Sala Kobal
O estudo liderado pela Profa. Priscila Sola Kobal investiga os potenciais benefícios da suplementação de cápsulas de óleo de abacate para adolescentes com síndrome metabólica. O óleo de abacate é rico em ácidos graxos monoinsaturados, antioxidantes e outros nutrientes que podem ter efeitos benéficos na saúde metabólica.
Profa. Priscila é graduada pelo Centro Universitário São Camilo e possui especialização em Nutrição nas Doenças Crônico-degenerativas e em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral e Nutrição Clínica. Também Possui doutorado em Ciências pelo Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP em parceria com Pennington Biomedical Research Center – EUA. Pós Doutorado pelo Departamento de Clínica Médica (Endocrinologia) da Faculdade de Medicina da USP. Atua como docente do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo.
Centro Universitário São Camilo valoriza suas pesquisadoras
O Centro Universitário São Camilo reforça seu compromisso com a pesquisa e o reconhecimento das pesquisadoras que integram seu corpo docente. Contando com uma pluralidade de especialistas atuantes na área, a instituição desempenha um papel crucial no impulsionamento contínuo do progresso científico.
Dessa forma, o diversificado corpo docente da São Camilo não só reflete a valorização da presença feminina na pesquisa, mas também destaca o impacto positivo dessas profissionais no progresso científico. Além de contribuírem para o corpo acadêmico, essas pesquisadoras desempenham um papel crucial na formação e inspiração de futuras gerações de cientistas.
Além disso, a instituição fomenta ativamente a pesquisa entre suas estudantes por meio de eventos significativos, como o Congresso Multiprofissional. Essas iniciativas proporcionam uma plataforma valiosa para que estudantes dos diversos cursos possam apresentar e compartilhar seus trabalhos científicos, contribuindo assim para o desenvolvimento e o enriquecimento do ambiente acadêmico.
Por fim, ao destacar essas práticas, o Centro Universitário São Camilo reforça seu comprometimento com a promoção da igualdade de gênero na ciência e demonstra seu papel fundamental no estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento acadêmico de mulheres na instituição.
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