Neste dia 8 de julho, é comemorado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico e, celebrando a data, convidamos nosso Analista de Pesquisa e egresso do curso de Biomedicina do Centro Universitário São Camilo, Gabriel Dias Francozo, para falar um pouco mais sobre a importância da pesquisa científica e sua trajetória pela área.
“Quantas das coisas que temos hoje, na saúde e em outras áreas, vieram de questionamentos e hipóteses que deram origem a pesquisas científicas capazes de tornar estas ideias possíveis? A curiosidade, o pensamento crítico, o desejo de solucionar uma dor existente no outro ou em nós…todos estão no centro de grandes ideias e inovações. A ciência e a pesquisa científica transformam a sociedade. Evoluímos por meio dela e beneficiamos muitos a cada avanço. Observe o impacto de novos tratamentos, ferramentas diagnósticas e tecnologias que melhoram nossa qualidade de vida, por exemplo” – menciona ele, destacando a importância da área.
Quando começou a sua paixão por pesquisa?
“Meu interesse começou ainda no colégio. Adorava ciência, mas me apaixonei pela biologia humana. Entender a complexidade do corpo na “saúde e na doença” me intrigava. Na época, meu professor de biologia tinha uma filha pequena com diabetes e, por vezes, conversávamos sobre isso – “Como a diabetes surge? Por que surge? De que modo evolui? Como não podemos curá-la?”. Percebi nessas e em outras conversas que, movido por minha curiosidade, se me tornasse pesquisador, poderia descobrir respostas para as perguntas que me intrigavam e fazer a diferença na vida das pessoas.”
Gabriel dias francozo
Ao fim do ensino médio, em 2019, empenhado em se tornar um pesquisador, o futuro Biomédico começaria a sua jornada no curso de Biomedicina do Centro Universitário São Camilo (CUSC).
Compartilhando um pouco de sua trajetória na pesquisa, ele destaca “Do início da graduação para cá, muita coisa aconteceu e o CUSC foi um grande aliado para alcançar meus objetivos e superar obstáculos. Tutorias acadêmicas internacionais, projetos interdisciplinares, diretoria de liga acadêmica, organização e participação em eventos científicos, Iniciação Científica e outras atividades construíram uma base sólida para que me habilitasse, ao fim da graduação, em pesquisa.”
Qual a importância da ciência para as pessoas?
“A metodologia científica, o pensamento crítico e o perfil investigador e questionador mudam a maneira como enxergamos as coisas. Acredito fortemente que a área da pesquisa tenha muito a ensinar a qualquer pessoa que se aventure nela. Reforço inclusive, a importância de trazer a ciência também aos colégios e ao público geral. Falar de ciência e pesquisa não deve ser assunto apenas para faculdades. Retomo um dos motivos que me trouxe aqui: será que estaria fazendo o que faço hoje se não tivesse tido aquelas conversas e questionamentos com meu professor do colégio?”
Gabriel dias francozo
Stanford University e a São Camilo
Ao término da graduação, Gabriel recebeu uma incrível notícia: “Havia sido aprovado como aluno visitante na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, onde estudaria por alguns meses ciência de dados, biotecnologia e oncologia. No berço do Vale do Silício e em uma das melhores universidades do mundo, pioneira em históricos avanços científicos e formadora de diversos ganhadores de prêmios Nobel, aprofundei conhecimentos e tive a experiência mais transformadora de minha vida.” No fim de sua passagem pela Califórnia, com um projeto eleito o de maior destaque na turma, o Biomédico voltaria ao Brasil com uma ideia…
Da sala de aula para a Coordenação de Pesquisa do CUSC
“Retornei ao Brasil decidido a explorar o outro lado da moeda: voltaria à pesquisa, mas desta vez, focaria na gestão e inovação. Destaquei os benefícios, mas reconheço, também, os obstáculos que podem acompanhar quem trabalha com pesquisa e vejo, na gestão, uma forma de tentar resolver estes desafios”.
Gabriel Dias Francozo
De volta ao Centro Universitário São Camilo, Gabriel trabalha como Analista de Pesquisa na Coordenação de Pesquisa e está finalizando uma especialização em Excelência Operacional na Área da Saúde (Lean Six Sigma) – “Estar de volta e retribuir as coisas boas que vivi no CUSC tem sido uma experiência muito prazerosa. Hoje acompanho dezenas de projetos de discentes e docentes que buscam transformar a ciência positivamente.”
O Biomédico destaca alguns dos progressos do setor: “Em 2023, concluímos 40 projetos e este ano, já temos outros 57 em andamento, com mais de 120 discentes envolvidos. Ainda este ano, inauguramos uma nova modalidade de Iniciação Científica onde discentes podem, junto a suas ligas acadêmicas, investigar um tema de seu interesse ainda não pesquisado na instituição.”
Qual a importância de uma Instituição de Ensino Superior (IES) fomentar a pesquisa entre os seus estudantes?
“A pesquisa é um grande impulsionador do processo de ensino-aprendizagem. O fomento por parte de IES representa uma peça fundamental para a formação de pessoas e profissionais de destaque.”
-Em complemento, Gabriel reforça o papel dos setores de Pesquisa da instituição: “A inovação e criação de valor tem guiado as decisões do setor e ferramentas de melhoria contínua tem se mostrado eficientes enriquecedores de nosso planejamento estratégico. Novos planos estão por vir e seguiremos nos esforçando para que a pesquisa científica continue a ser cada vez mais implementada e reconhecida, para que a experiência na ciência seja a melhor possível e para que cada vez mais, possamos nos beneficiar dos frutos de seus resultados”.
Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico
Neste Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, reitero a importância e o potencial transformador da área. Reconheço àqueles que lutam diariamente pela busca por soluções, muitas vezes, em cenários complexos, e expresso minha gratidão a todos àqueles que atuam na área ou a permitem crescer. Juntos fazemos a diferença!”.
Gabriel Dias Francozo
Leia mais:
Deixe um comentário