Uma das características do mercado de trabalho é demandar cada vez mais e melhores competências nas várias atividades profissionais, entre elas a capacitação em ESG. Além disso, os egressos dos cursos superiores (incluindo as pós-graduações) terão, num futuro próximo, cerca de seis profissões diferentes ao longo de sua carreira, segundo a National University of Singapore.
O mercado de trabalho está cada vez mais demandando competências em ESG e habilidades para profissões futuras. Segundo a National University of Singapore, os egressos dos cursos superiores terão cerca de seis profissões diferentes ao longo de sua carreira.
A pesquisa do Institute for the Future estima que 85% dos trabalhos existentes em 2030 serão novos, exigindo habilidades e competências ainda não pensadas hoje. Estudantes universitários devem desenvolver habilidades e competências para se preparar para o futuro e para o mercado de trabalho atual.
Que papel a educação pode desempenhar para a construção de um novo mundo comum e com um futuro compartilhado?
Capacitação por meio da educação
As Instituições de Ensino Superior (IES) tem a responsabilidade de prepararem os estudantes não só para o mercado atual, como também para o mercado que está se desenhando, e, portanto, tomarem a liderança desse movimento e se tornarem a força motriz do futuro. Em função de sua responsabilidade social, as IES devem preocupar-se com as carreiras de seus alunos e também planejar-se constantemente para melhor formá-los.
O Centro Universitário São Camilo entende que o valor da educação é oferecer aos seus alunos algo que vai muito além do aprendizado técnico: uma formação holística, não só como profissionais, mas também como humanos e cidadãos.
Entendemos que é por meio da educação que se desenvolverão as habilidades necessárias para os diversos e mutáveis postos de trabalho no século XXI. É ela que há muito tempo desempenha um papel fundamental na transformação das sociedades humanas, pois conecta os alunos ao mundo e uns aos outros para o aprendizado em convívio social.
Além disso, expõe a inúmeras possibilidades, promovendo reflexão crítica e visão global sobre os fenômenos da realidade. Sendo assim, essencial para a formação de profissionais flexíveis e capazes de se adaptar às mudanças no mundo do trabalho.
Estratégias educativas
Entendida como uma ferramenta de um futuro melhor para todos, a educação é fundamental para a inserção profissional do indivíduo.
A Educação para o Desenvolvimento Sustentável é então voltada para desenvolvimento social e enfrentamento de desafios ambientais e econômicos, equilibrando os pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômica. Estimula reflexão e mudança comportamental dos alunos.
Nossa visão sobre o papel do ensino não é um fato isolado. Estratégias educativas vêm sendo desenvolvidas por muitos países como um elemento chave que possibilite à educação a formação e a sensibilização do público para a aplicação de princípios relacionados ao desenvolvimento sustentável.
Atuação profissional responsável via ESG
Uma das formas práticas pela qual o Centro Universitário São Camilo demonstrou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável foi a reestruturação curricular dos programas de pós-graduação lato sensu, para a promoção da capacitação em ESG (Environmental, Social, Governance).
Incluímos, nos programas de todos os cursos, abordagens sobre padrões e boas práticas para uma atuação profissional responsável, em empresas socialmente conscientes, sustentáveis e corretamente gerenciadas. Ao mesmo tempo, trabalhamos pedagogicamente os aspectos de interculturalidade e interdisciplinaridade e o desenvolvimento da capacidade de aplicação dos conhecimentos.
Ao planejarmos esse novo desenho curricular de oferta dos cursos incluindo a capacitação em ESG, estamos comprometidos em levar uma formação completa aos alunos.
A Educação de qualidade está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com o fim de garantir acesso inclusivo e equitativo à educação. A capacitação em ESG nos planos de ensino de pós-graduação permite que os alunos sejam agentes ativos na construção do conhecimento.
Essas atividades e esses princípios diferenciarão a formação profissional dos estudantes, tornando-os mais completos para o momento atual e para o futuro que se aproxima.
Ao estruturar os programas de pós-graduação lato sensu a partir dessas convicções e com esses objetivos, o Centro Universitário São Camilo, além de cumprir sua missão camiliana, se engaja em uma tendência mundial, contribuindo para o desenvolvimento profissional aprimorado dos nossos alunos e, portanto, do nosso país, uma vez que a educação é uma forte condutora de transformação social.
Pontos principais da capacitação ESG
- Apoio a inclusão, a equidade e o bem-estar individual e coletivo. Com reflexões para a promoção da transformação do mundo rumo a um futuro mais justo, equitativo e sustentável.
- A sustentabilidade abordada de forma interdisciplinar e holística, nas mais diversas áreas do conhecimento dentro dos espaços educacionais. O dinamismo curricular dos planos de ensino inclui a realização de atividades que objetivam a aplicação dos conceitos teóricos, apreendidos em aula, à realidade em que os alunos estão inseridos.
- Estreito diálogo entre os conhecimentos e o contexto, a realidade nacional e regional, a partir do compartilhamento de valores e princípios para o desenvolvimento do pensamento crítico e a capacidade de encontrar soluções.
Objetivos da capacitação ESG
- Educação para Desenvolvimento Sustentável fornece conhecimentos e habilidades para promoção de direitos humanos e contribuição para construção de cultura sustentável.
- Discussões a respeito da exclusão e desigualdades, a fim de alavancar a consciência e sensibilização dos alunos para lutar por direitos humanos.
- Disponibilizar o conhecimento e a inovação necessários para delinear futuros sustentáveis e pacíficos para todos, fundamentados na justiça social, econômica e ambiental.
- Promover as capacidades intelectuais, sociais e morais dos estudantes, para que trabalhem juntos e transformem o mundo com empatia e compaixão. A avaliação, contudo, deve refletir os objetivos pedagógicos de modo a promover o crescimento e a aprendizagem significativos dos estudantes.
- Além disso, nunca antes se teve tanto acesso ao conhecimento e a ferramentas tecnológicas, os quais devem ser incorporados ao processo de ensino e aprendizagem.
- Valorização dos docentes, reconhecendo-os como produtores de conhecimento e figuras fundamentais na transformação educacional e social.
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