O Papa Francisco recebeu cerca de 200 participantes do encontro de Reitores de Universidades públicas e privadas da América Latina e do Caribe na Sala Clementina no Vaticano. Dentre os participantes, esteve presente o Pe. João Batista, reitor do Centro Universitário São Camilo e presidente da ANEC. Esse significativo evento foi promovido pela Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum (RUC) e pela Pontifícia Comissão para a América Latina (PCAL).

A Reflexão do Papa Sobre a Educação e a Natureza

Durante a audiência, o Papa Francisco abordou questões cruciais, como mudança climática, migração e a cultura do descarte. Ele convidou os educadores a serem criativos na formação dos jovens, baseando-a nas realidades e desafios atuais. O Papa também destacou a importância de recuperar e organizar a esperança, sobretudo em relação à ecologia integral e à responsabilidade em relação à natureza.

Uso Correto da Natureza e Sua Importância

O Papa ressaltou a necessidade de voltar ao uso correto da natureza, incluindo o diálogo com a mesma. Ele encorajou as universidades a criar redes de conscientização, enfatizando que a juventude merece um ambiente equilibrado e a esperança de um futuro melhor.

Desafios da Degradação Humana e Ambiental

O Papa Francisco denunciou o processo de degradação ambiental e a interconexão com a degradação das condições de vida e valores humanos. Ele apontou a importância de combater o “extrativismo”, que prejudica não apenas o meio ambiente, mas também a dignidade das pessoas. Ele incentivou a educação aos valores para combater a escravidão moderna.

O Papel das Universidades na Política e na Migração

O Papa pediu às universidades que promovam valores humanísticos e incentivem os estudantes a se envolverem na política, enfatizando que a política é a vocação mais nobre da pessoa humana. Além disso, ele ressaltou a necessidade de acolher, acompanhar, promover e integrar os migrantes, enfatizando que a migração é uma questão humanística e cristã.

O Chamado para Formar nas “Três Linguagens Humanas”

O Papa enfatizou que as universidades não devem se limitar a ensinar conteúdo, mas também devem formar os alunos nas “três linguagens humanas”: a da cabeça, a do coração e a das mãos. Isso envolve pensar, sentir e agir de maneira ética e reflexiva.

A Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum

O evento reuniu, no final do mês de setembro, 216 reitores de universidades públicas e privadas da América Latina e do Caribe, representando instituições confessionais e não confessionais. A Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum, fundada sete anos atrás, tem como missão implementar os desafios apresentados na Encíclica Laudato si’. Ela abrange mais de 4 milhões de estudantes, além de professores, pesquisadores e funcionários administrativos.

Veja também:

Saiba mais sobre nossos cursos:

Compartilhe em: