A Radiologia é uma área da saúde que utiliza radiação ionizante para gerar imagens do corpo humano. Essa tecnologia é essencial para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças, e os profissionais que atuam na área são essenciais para a saúde pública.
Para quem deseja ingressa na área, há duas opções disponíveis: o curso técnico e o curso tecnólogo, de nível superior. Ambos os cursos oferecem uma formação de qualidade, mas apresentam algumas diferenças importantes.
Curso técnico em Radiologia
O curso técnico em Radiologia é uma formação de nível médio que dura dois anos. O objetivo do curso é formar profissionais qualificados para atuar na realização de exames de imagem, como raio-X, mamografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia.
Os técnicos em radiologia são responsáveis por:
- Posicionar os pacientes para os exames;
- Operar os equipamentos de imagem;
- Preparar os exames para serem analisados pelo radiologista;
- Garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais envolvidos nos exames.
Vantagens do curso técnico em Radiologia:
- Rápida formação;
- Jornada de trabalho reduzida;
- Mercado de trabalho amplo;
- Remuneração atrativa;
- Atuação em um ambiente tecnológico avançado.
Pontos a serem considerados na escolha:
- Por ter uma formação mais básica, o profissional que desejar aumentar as atribuições profissionais deverá seguir com os estudos buscando a graduação e pós-graduação.
Curso de graduação em Radiologia
O curso de graduação em Radiologia é uma formação de nível superior que dura três anos. O objetivo do curso é formar profissionais qualificados para atuar em todas as áreas da Radiologia, incluindo diagnóstico, terapia e pesquisa.
Os tecnólogos em radiologia são responsáveis por:
- Realizar exames de imagem;
- Interpretar exames de imagem;
- Planejar e executar tratamentos radioterápicos;
- Realizar pesquisas na área da Radiologia.
Vantagens do curso de graduação em Radiologia:
- Formação mais completa;
- Maiores possibilidades de atuação;
- Maior facilidade de ascensão na carreira;
- Possibilidade de seguir carreira acadêmica.
Pontos a serem considerados na escolha:
Por ter uma duração mais longo e uma jornada de trabalho mais extensa o curso tem foi em uma maior carga horária e de conhecimento. O profissional deverá ponderar se está de acordo com a expectativa de atuação profissional.
Com a escolha entre o curso técnico e o curso de graduação em Radiologia depende das expectativas e objetivos do profissional. Se o objetivo é ingressar rapidamente no mercado de trabalho e atuar em uma área específica da Radiologia, o curso técnico é uma boa opção.
Já se o objetivo é ter uma formação mais completa e ampla, com possibilidades de atuação em diferentes áreas da Radiologia, o curso de graduação é a melhor escolha.
Venha ser um Radiologista no Centro Universitário São Camilo e Colégio São Camilo! Aqui, o curso é oferecido nas duas modalidades para você escolher o que for mais com a sua vocação e objetivo, com laboratórios de ponta, docentes qualificados e ótima infraestrutura.
Feliz Dia do Radiologista e venha ser São Camilo!
Saiba mais sobre nossos cursos:
Compartilhe em:
Deixe um comentário