No dia mundial de Conscientização sobre a doença celíaca (16/05), trouxemos a professora de nutrição do Centro Universitário São Camilo, Dra. Fernanda Ferreira Correa que é especialista no assunto para explicar o que é uma pessoa celíaca e receitas para auxiliar no dia a dia delas.
O que é uma pessoa Celíaca?
A doença celíaca é caracterizada por uma intolerância ao glúten, considerada uma doença autoimune em que o sistema imunológico reage de forma anormal ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, centeio e cevada. Quando pessoas com essa condição ingerem glúten, o sistema imunológico ataca o intestino delgado, causando inflamação e danificando as vilosidades intestinais, que são estruturas responsáveis pela absorção de nutrientes.
Entre os sintomas mais comuns da doença celíaca estão: diarreia, distensão abdominal, perda de peso, anemia refratária ao tratamento com ferro, problemas de crescimento em crianças
O único tratamento eficaz é uma dieta isenta de glúten para toda a vida, o que permite a recuperação do intestino e evita complicações.
Essa doença tem cura?
“a doença não tem cura até o momento, mas ao eliminar o glúten da alimentação, o intestino se recupera, os sintomas desaparecem e as complicação a longo prazo podem ser evitadas”– Diz Fernanda.
Como descobrir a doença?
Descobrir a doença celíaca envolve observar os sintomas, fazer exames específicos e ter o acompanhamento nutricional e médico. Os exames que devem ser feitos são:
1. Anticorpos específicos contra o glúten como: anti-transglutaminase tecidual (anti-TTG IgA), anti-endomísio (EMA IgA) e dosagem de IgA total – para excluir deficiência de IgA, que pode interferir nos resultados.
2. Se os exames de sangue forem positivos, é necessário fazer uma endoscopia com biópsia do duodeno para avaliar os danos nas vilosidades intestinais, esse é considerado o “padrão ouro” para o diagnóstico da doença celíaca.
Obs.: Esses exames (anticorpos e biópsia) devem ser feitos com o indivíduo consumindo glúten normalmente. Importante orientar que o paciente não comece a dieta isenta de glúten antes dos exames.
3. Existe ainda o teste genético, esse é um exame opcional, pois não confirma a doença, mas ajuda a descartá-la, isto é, se o indivíduo não tem os genes específicos da doença celíaca, é improvável que seja celíaco. Os genes envolvidos com a doença celíaca são: HLA-DQ2 ou HLA-DQ8.
Receitas para pessoas Celíacas
É muito importante saber que mesmo sem glúten é possível comer comidas muito gostosas e que fazem bem para saúde.
FARINHA SEM GLÚTEN I-Rendimento: 1,5kg

Ingredientes:
-1 kg de creme de arroz
-330g de fécula de batata
-165 g de araruta
Modo de preparo:
-Misturar todos os ingredientes e armazenar em um pote fechado.
FARINHA SEM GLÚTEN II– Rendimento: 550g

Ingredientes:
-3 xícaras (chá) de creme de arroz
-1 xícara (chá) de fécula de batata
-1/2 xícaras (chá) de polvilho doce
Modo de preparo:
-Misturar todos os ingredientes e armazenar em um pote fechado.
PÃO DE CANECA -Rendimento: 1 unidade

Ingredientes:
-1 ovo
-1 colher (sopa) de azeite de oliva
-1 colher (sopa) de farinha de arroz
-1 colher (chá) de fermento químico
-Pitada de sal (meia colher de chá rasa)
-Orégano opcional
Modo de preparo:
Na xícara, mexa o ovo, o azeite, o sal e a farinha. Após mexer, acrescente o fermento e mexa novamente. Você terá aproximadamente 1/3 da xícara com massa. Coloque imediatamente no micro-ondas por, em média, 1min e 30seg. Você verá que o pão está pronto, quando as laterais desgrudarem da xícara e não houver parte líquida, crua, no centro. Vire a xícara em um pratinho e dê leves batidinhas no fundo para que se solte completamente
MASSA DE PIZZA– Rendimento: 1 unidade

Ingredientes:
-1 xícara (chá) de extrato de soja
-2 ovos
-2 xícaras (chá) de arroz cozido com pouco ou nenhum sal
-1 colher (sopa) de fermento em pó
-Amido de milho para polvilhar a forma
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o extrato de soja e os ovos. Em seguida acrescente aos poucos o arroz e continue batendo até formar um creme homogêneo. Acrescente o fermento e uma pitada de sal. Unte a assadeira com amido de milho, coloque a massa em uma forma de pizza e leve para assar por 20min em fogo alto. Acrescente o molho e recheio desejado e leve ao forno por mais 5 a 10 minutos
Leia mais:
6 frutas que podem turbinar a sua hidratação no verão
Dia Nacional da Saúde e Nutrição: 10 dicas para uma alimentação saudável
Obesidade infantil: docente de Nutrição conquista prêmio por projeto inovador
Deixe um comentário