O Dia da(o) Pedagoga(o) foi instituído pela Lei n.13.083/2015, objetivando reforçar a importância social dessa profissão. Esse profisisonal está à frente da execução e coordenação de várias tarefas na área da educação. Além disso, desempenha um papel fundamental nos espaços em que a educação é trabalhada de forma sistematizada.

Vamos conhecer melhor o que faz esse importante profissional?

A(o) Pedagoga(o) trabalha com a organização e estruturação dos processos educativos que ocorrem em vários espaços, para além da escola e sala de aula formal. Então, vamos conhecer as possibilidades de atuação de quem se forma nessa área.

1) Docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental



Começaremos falando da mais conhecida e a que, efetivamente, possibilita maior empregabilidade que é a docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

Só está habilitado a trabalhar como professor(a) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental quem faz Pedagogia. Nesse curos o estudante percorre várias disciplinas que possibilitam compreender como os bebês e crianças pequenas se desenvolvem e aprendem. Dessa forma, a(o) Pedagoga(o) consegue planejar atividades adequadas para que esse desenvolvimento e aprendizagem ocorram de forma mais eficaz.

2) Gestão Educacional

Outra área de atuação é na gestão dos espaços educativos, trabalhando como Coordenador(a) Pedagógico(a); Orientador(a) Educacional; Diretor(a) de Escola e/ou Supervisor(a) Escolar.


3) Empresas, editoras e afins, uma atuação além da escola?

Se o(a) pedagogo(a) é o profissional que organiza e estrutura os processos educativos, ele pode atuar também em empresas e editoras, na elaboração de material didático, assim como junto com equipes que planejam e constroem jogos e brinquedos educativos.

Também em museus e outros espaços, que costumamos denominar de não-formais, que desenvolvem propostas educativas com crianças, adolescentes, jovens e adultos, como por exemplo, em brinquedotecas, em Organizações da Sociedade Civil, Institutos, Fundações e prisões (educação prisional e com coletivos em situação de vulnerabilidade).

4) Pedagogia Hospitalar

O Pedagogo Hospitalar tem um papel muito importante na garantia do acesso à educação para as crianças e adolescentes que passam por internações de longa permanência, adaptando as atividades para as condições do estudante hospitalizado. Contribuí para a recuperação da criança/adolescente, na medida em que auxilia para a humanização do contexto hospitalar

5) Pedagogia Empresarial

Destacamos também a Pedagogia Empresarial, na qual a(o) Pedagoga(o) planeja e organiza ações para o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários, por meio da educação corporativa, promovendo cursos, palestras e afins. Pode também desenvolver atividades de integração entre os colaboradores, seus familiares e a comunidade do entorno.

6) Pesquisas em Educação

A(o) Pedagoga(o) ainda pode seguir, de forma exclusiva ou de forma concomitante com outras atuações da área, desenvolvendo pesquisas em educação. O trabalho com a pesquisa fortalece essa área do conhecimento, possibilitando a construção de novos saberes acerca dos processos educativos.

Percebeu como são várias as possibilidades de atuação do Pedagogo? Portanto é uma profissão com boas perspectivas para o futuro, em virtude do amplo mercado de trabalho que se abre para quem tem uma boa formação na área.

Sobre o curso de Pedagogia da São Camilo

E é isso que o curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo oferece: um curso com qualidade, que trabalha com Unidades Educacionais que propiciam ao discente o contato com todo esse campo de atuação apresentado neste texto.

Portanto, em nome de toda a equipe do curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo, expresso nossa mais profunda gratidão pelo compromisso e dedicação que as(os) profissionais da pedagogia demonstram todos os dias. Não se esqueçam que nossa atuação profissional influência de forma fundamental o desenvolvimento intelectual, emocional e social de crianças e jovens, portanto, das novas gerações. De que somos agentes muito importantes no processo de transformação social, incentivando o pensamento crítico, a criatividade, o respeito e a solidariedade, em oposição ao ódio, ao preconceito e a intolerância.

Neste Dia da(o) Pedagoga(o), celebremos juntas e juntos nossas conquistas, nossos desafios superados e as infinitas possibilidades que ainda estão por vir. Que possamos continuar a colaborar, aprender e crescer juntas e juntos, em busca de uma educação cada vez mais inclusiva, humanizada e transformadora.

Parabéns e que este dia seja repleto de reconhecimento, carinho e orgulho pelo trabalho que realizamos!

Professora Luciane Pedro

Texto: Profa. Luciane Pedro

Veja também:

Saiba mais sobre nossos cursos:

Compartilhe em: